O Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais (NMHCRP) situa-se numa das alas da capela do antigo hospital, que integra o complexo de edifícios do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (Tocha, Cantanhede).
Na sua exposição permanente exibe ao público, pela primeira vez, um conjunto significativo de património cultural e científico do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais. O percurso expositivo convida o visitante a conhecer a última leprosaria portuguesa, através de fragmentos do passado (objetos, fotografias e documentos), representativos das atividades desenvolvidas naquele Hospital Colónia e inclui os seguintes núcleos temáticos:
- Hospital Colónia Rovisco Pais, a última e única leprosaria nacional;
- Cronologia do combate e erradicação da doença de Hansen em Portugal;
- A doença e os doentes;
- O laboratório, a farmácia e os tratamentos;
- A assistência clínica;
- O quotidiano na aldeia terapêutica;
- A assistência à família dos doentes de Hansen;
O visitante poderá desvendar memórias e vivências dos seus “atores”- doentes e funcionários, descobrir as especificidades da prevenção, diagnóstico e tratamento de uma das mais antigas doenças – a Doença de Hansen, também conhecida por Lepra.
A visita ao NMHCRP constitui também uma autêntica “viagem no tempo” à história da medicina, da saúde e da assistência social no século XX, que certamente incitará os seus visitantes a uma reflexão, tão holística quanto possível, em torno do processo ou binómio saúde/doença, partindo do exemplo que serve de tema a este novo espaço expositivo.
A conceção do NMHCRP, há muito ambicionada pelo Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, foi norteada por um forte compromisso com princípios de sustentabilidade materializados, quer na otimização de custos e recursos, quer nos processos de consciencialização, resgate e restauro do património. Deste compromisso, e da reutilização de materiais e mobiliário do antigo hospital, resulta o facto de, neste espaço, tudo constituir, por si só, um “veículo” de história, identidade e memória coletiva.
Visitas
A visita ao NMHCRP é gratuita e deve ser agendada previamente através dos seguintes contatos:
Mensagem: https://www.facebook.com/
Telefone: 231440966
Email: secretariado@roviscopais.min-saude.pt | roviscopaismuseu@gmail.com
ou através do formulário abaixo.
As visitas guiadas realizam mediante programação quadrimestral divulgada no site e facebook [https://www.facebook.com/hansenstories] para o minimo de 6 pessoas.
Fora dessas datas, a visita livre ou a visita guiada encontram-se dependentes da disponibilidade dos serviços, carecem de agendamento prévio de pelo menos 72 horas, e realizam-se, por norma, apenas a grupos com mais de 10 pessoas. Cada grupo não deve exceder 30/35 adultos.
O NMHCRP dispõe de rampas de acesso ao espaço expositivo para visitantes com mobilidade reduzida e sistema de audioguias em Inglês a partir do telemóvel.
Morada
Capela do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais
Quinta da Fonte Quente, Inácios, 3060-673 Tocha (Cantanhede)
Estrada nacional 109.
A 20 min. da Figueira da Foz ou de Cantanhede.
A 45 min. de Coimbra.