O Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais (NMHCRP) situa-se numa das alas da capela do antigo hospital, que integra o complexo de edifícios do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (Tocha, Cantanhede).

Na sua exposição permanente exibe ao público, pela primeira vez, um conjunto significativo de património cultural e científico do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais. O percurso expositivo convida o visitante a conhecer a última leprosaria portuguesa, através de fragmentos do passado (objetos, fotografias e documentos), representativos das atividades desenvolvidas naquele Hospital Colónia e inclui os seguintes núcleos temáticos:

  • Hospital Colónia Rovisco Pais, a última e única leprosaria nacional;
  • Cronologia do combate e erradicação da doença de Hansen em Portugal;
  • A doença e os doentes;
  • O laboratório, a farmácia e os tratamentos;
  • A assistência clínica;
  • O quotidiano na aldeia terapêutica;
  • A assistência à família dos doentes de Hansen;

O visitante poderá desvendar memórias e vivências dos seus “atores”- doentes e funcionários, descobrir as especificidades da prevenção, diagnóstico e tratamento de uma das mais antigas doenças – a Doença de Hansen, também conhecida por Lepra.

A visita ao NMHCRP constitui também uma autêntica “viagem no tempo” à história da medicina, da saúde e da assistência social no século XX, que certamente incitará os seus visitantes a uma reflexão, tão holística quanto possível, em torno do processo ou binómio saúde/doença, partindo do exemplo que serve de tema a este novo espaço expositivo.

A conceção do NMHCRP, há muito ambicionada pelo Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, foi norteada por um forte compromisso com princípios de sustentabilidade materializados, quer na otimização de custos e recursos, quer nos processos de consciencialização, resgate e restauro do património. Deste compromisso, e da reutilização de materiais e mobiliário do antigo hospital, resulta o facto de, neste espaço, tudo constituir, por si só, um “veículo” de história, identidade e memória coletiva.  

 

 

Visitas

A visita ao NMHCRP é gratuita e acompanhada por um guia e deve ser agendada, mediante marcação prévia, através dos seguintes contactos:

Telefone: 231440900

Email: secretariado@roviscopais.min-saude.pt

ou através do formulário abaixo.

 

 

Morada

Quinta da Fonte Quente, 3064-908 Tocha (Cantanhede)